analitcs

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ECO style BAG

Há muito fala-se da conscientização ecológica e o que podemos fazer para melhorar a vida do nosso planeta. Alguns estados, já adotaram leis bem severas nesta questão. Aqui em Minas os estabelecimentos comerciais estão proibidos de distribuirem sacolas plásticas. A idéia é incentivar o consumidor a levar sua própria sacola de casa e com isso reduzir o número de sacolas plásticas que jogamos fora todos os dias. Uma outra opção oferecida pelos supermercados e afins é cobrar R$0,19 centavos pela sacola feita de amido de milho, que demora bem menos tempo para se decompor.


De qualquer forma, todos nós devemos fazer a nossa parte, independente se existe esse tipo de lei ou não na sua cidade ou no seu estado.


Hoje em dia a moda tem se esforçado para andar de mãos dadas com o meio ambiente. Claro que ainda estamos falando de pequenos passos, afinal de contas, a indústria têxtil é uma das mais poluentes, porém, vemos os esforços feitos por algumas marcas e empresas, que procuram amenizar os impactos à natureza.

Com toda essa conscientização ecológica e preocupação ambiental, vemos surgir diversos produtos oriundos de materiais reciclados, como é o caso de uma malha feita de garrafa pet produzida pela Menegotti (para quem não conhece, a Menegotti é uma grande empresa que produz tecidos, aliás, uma das maiores do Brasil, especializada em malharia). Falando assim parece estranho, mas não é. Acreditem!! O toque é gostoso e o visual ótimo. O produto possui um excelente caimento e se você não souber que ela é feita de garrafa pet, tenho certeza que nunca descobrirá.

Outro excelente exemplo de uso de materiais reciclados na moda (e motivo da criação deste post), é o lançamento da bolsa Muse Two da marca Yves Saint Laurent.


YSL se uniu a artesã africana Burkina Faso e criou uma edição limitada de bolsas feitas de plástico reciclado. A bolsa faz parte da coleção New Vintage, que promete resgatar materiais de coleções anteriores e relançá-los em novos produtos. A peça custa a bagatela de $ 1.720 euros e no momento só está disponível para compra através do site da marca.


Bacana a proposta não?


Confesso que tenho minhas dúvidas se o objetivo da YSL foi de fato produzir uma peça ecologimente correta, ou se eles querem mesmo é acabar com algum estoque antigo, já que a bolsa faz parte de uma coleção onde materiais de coleções passadas serão o grande destaque.


O que não acho ruim em definitivo. Todas as marcas fazem isso em algum momento da vida. Muitas vezes ocorrem sobras de tecidos e aviamentos e as marcas precisam colocar esse dinheiro parado para girar. Acho certíssimo!! E se for possível juntar os interesses da marca com questões ambientais, o resultado fica melhor ainda!!


De qualquer forma, seja lá qual foi o objetivo da marca, eu super aprovei a bolsa e já nomei como ECO style BAG. Aliás, de todas as eco bags que já vi até o momento, esta é sem dúvida a mais linda!!!!


Imagem retirada do site Chic


Será que esse pode?

Nenhum comentário:

Postar um comentário